domingo, 23 de maio de 2010

PLANTAS AROMÁTICAS E CONDIMENTARES

Nos ultimos tempos, a procura por produtos naturais veem crescendo muito, sendo assim ervas aromáticas e condimentares são empregadas na alimentação e no dia a dia das pessoas.
Elas atuam realçando o sabor dos alimentos e ativando a ação das glândulas salivares que iniciam o processo digestivo. Cada planta tem em sua composição substâncias diferentes, que agem no orgânismo mesmo quando for usado em pouca quantidade, geralmente é usada como tempero.

Nome cientifico: Apium graveolens L.
Familia: APIACEAE (umbelliferae).
Nome popular: Aipo ou Salsão.
Origem:Européia.









Caracteristicas planta: A raiz é fibrosa e forte. A planta tem porte herbáico e ciclo bianual. O caule é muito ramificado e estriado. As folhas são penadas. O fruto é pequeno e arredondado. A floração tem coloração esbranquiçada.
Cultivo: Se adpta a condições de outono e inverno, a temperatura é o fator de maior importância para o cultivo dessa planta, preçisa estar entre 15° a 20°C. Há mais chances de cultivo na região sudeste.
Periodo de cultivo, de março a maio, pelo fato de a temperatura estar mais amena e a umidade de ar mais baixa, ocasionando menos incidência de doenças.
Prefere-se solos argilo-arenosos, profundos, ricos em matéria orgânica, e bem drenados.
O plantio do AIPO é feito atráves de semeadura em bandejas ou sementeiras, com posterior transplante.
Uso culinário: As folhas e os caules cortados em rodelas ou raladas são usadas em saladas frescas.É usado também em maioneses, sucos, molhos de tomate, ensopados e preparos de vegetais cozidos.
Uso terapêutico: Possui ação antioxidante, digestivo, estomáquico, refrescante, tonica, e atividade antiinflamatória.

Nome científico: Rosmarinus officinalis L.
Familia: LAMIACEAE (labiatae).
Nome popular: Alecrim-do-reino, alecrim-do-sul.
Origem: Espanha, Itália, França Mediterrânea, Iuguslávia, Grécia, Ásia menor, e Ilhas Mediterrâneas.










Caracteristicas planta: Caule com caracteristica sub-lenhosa, atingindo 2 metros de altura, ramificado. Folhas opostas, cruzadas, sésseis, de sabor picante, cor verde escura. Suas flores são azuladas, podendo ter coloração branca. A planta toda exala forte e agradável odor.
Cultivo: Desenvolve-se melhor em solos pobres e secos, com grande exposição ao sol. O espaçamento ideal no plantio é de 0,80 a 1,00 m entre linhas e entre as plantas, de 0,50 a 0,80m. A propagação do alecrim pode ser realizado por sementes ou por estacas.
Uso culinário: Como tempero, tem importante papel na digestão dos alimentos. As folhas frescas ou secas podem ser utilizadas em molhos de tomate, pratos de saladas cruas, e nos cereais.
Como chá, o alecrim tem sabor um pouco amargo, quando quente. Ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.
Uso terapêutico: Tem propriedades cicatrizantes de feridas e úlceras, ação antimicrobiana, antiespasmódica, e estimulante do couro cabeludo em aplicações locais.
Em grande concentração, pode provocar irritações gastrointestinais e nefrite.


Nome cientifico: Tropaeolum majus L.
Familia: TROPAEOLACEAE.
Nome popular: Chaguinha, nastúrcio.
Origem: Montanhas peruanas.












Caracteristicas planta: O caule é suculento, as folhas têm formato arredondado e as flores são muito vistosas em tons de vermelho, laranja e amarelo.
Cultivo: Se reproduz bem por meio de sementes, por divisão de touceiras ou estaquia, dos quais o melhor método é o da divisão. O plantio pode ser feito a qualquer época do ano. A planta não é muito exigente na questão do solo. As regas devem ser feitas de forma espaçada, mantendo o solo úmido mas nunca encharcado.
Uso cúlinario: É muito valorizada, por restaurantes finos, que servem suas flores e folhas, em saladas nutritivas e atraentes.
O sabor das folhas e flores da capuchinha lembra o agrião.
Uso terapêutico: As folhas possuem grande quantidade de vitamina C.
Comer a capuchinha ajuda a combater o inicio da gripe, abre o apetite e favorece a digestão. O suco ajuda a acalmar a tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário